top of page
Lollapalooza Lambes.gif

O DESIGN DA MÚSICA

"A Billie Eilish tirou foto na frente do lambe que eu fiz para ela nesse ano e para mim foi a realização de um sonho"

CLIQUE
AQUI

- Bea Souza

      ea Souza tem diferentes funções nos bastidores dos shows. Ela é designer gráfica, ilustradora e possui diversos trabalhos no meio cultural – sendo um desses os clássicos lambe-lambes do Lollapalooza 2022 e 2023, os cartazes que marcam toda a parte visual do festival. Bea é quem assina a missão de entrada do festival criado por Perry Farrell. A arte é a porta de entrada do evento e marca o caminho do Autódromo de Interlagos com diferentes cores, tipografias, referências culturais e centenas de pessoas tirando fotos em frente às ilustrações que dão vida ao festival.

B

Criador do Lollapalooza, o vocalista do Jane's Addiction decidiu criar um festival enquanto a banda se separava. A ideia inicial do Lollapalooza era única: ser uma turnê de fim de banda. O festival acabou se tornando um dos mais conhecidos na indústria musical. 

PERRY FARRELL

 O Lolla foi meu primeiro festival da vida, minha primeira edição foi em 2015 e eu lembro de chegar lá e ficar encantada com tudo.

Nunca passou na minha cabeça que eu estaria trabalhando com isso um dia.

Bea Souza

designer gráfica e ilustradora

Bea conta que hoje em dia atua como freelancer e faz projetos para diferentes pessoas e empresas. Dentro de eventos de grande porte, a produção é dividida em múltiplas funções. Por conta disso, o número de pessoas é proporcional ao tamanho de um festival, por exemplo. Quanto mais trabalhadores estiverem disponíveis para ajudar, melhor para a produção do show. Ela afirma que geralmente fica com a equipe de audiovisual, acompanha shooting de itens A e B – alimentação e bebidas – dentro dos eventos e fica de stand-by em caso de qualquer situação ou alteração de horário na agenda de shows.

Emicida e Planet Hemp subiram no Palco Budweiser do Lollapalooza 2022 para substituir e homenagear Taylor Hawkins. No dia anterior, a cantora Miley Cyrus dedicou o show e relembrou momentos com o baterista do Foo Fighters. 

TRIBUTO NO LOLLA

Um exemplo disso é o caso do Foo Fighters, banda que encerraria a edição do Lollapalooza 2022. O baterista, Taylor Hawkins, morreu dois dias antes da apresentação da banda no festival em São Paulo e o resto da turnê na América do Sul acabou sendo cancelada. Nessa situação, Bea foi quem fez a nota publicada nas redes sociais do Lolla.

Trabalhando no setor de shows desde 2020, Bea conta que também participou do processo de criação de artes de turnês no Brasil. Paramore e Taylor Swift são alguns dos artistas que trouxeram shows solo em território brasileiro pela produtora. A ilustradora conta que em casos como esses, o processo criativo é lidado de uma maneira diferente. Em turnês internacionais no Brasil, são raros os casos em que cantores e bandas pedem um planejamento que defina o visual dos shows. Geralmente, tours gringas no Brasil já possuem uma definição própria de dinâmicas técnicas e artísticas. Bea aponta que em shows como esses a criação é mais travada e o que precisa ser feito é redimensionar a arte, adicionar logos e encaixar patrocinadores.

Com datas anunciadas para mais de 20 países, a turnê se consolida como a maior de Taylor Swift em número de shows. São 146 apresentações entre 2023 e 2024. Paramore, HAIM, Sabrina Carpenter e Phoebe Bridgers são alguns dos atos de abertura da cantora.

THE ERAS TOUR

No caso da Taylor Swift, ela conta que foi necessário assinar um termo de confidencialidade para não contar nada. Shows como os da The Eras Tour no Brasil movimentam milhares de pessoas, principalmente por Taylor nunca ter se apresentado com uma grande turnê no país. Em 2012, a cantora performou no Rio de Janeiro em um show promocional, sem venda de ingressos. Oito anos depois, em 2020, as apresentações do álbum de 2019, Lover, foram canceladas devido à pandemia de coronavírus. Por conta disso, a preocupação de Taylor com o vazamento de qualquer informação era enorme. Bea conta que muitos vai e voltas aconteceram na fase de aprovação das artes. No Brasil, seriam colocadas várias datas na mesma peça e, por isso, as apresentações seriam divulgadas de uma maneira diferente dos Estados Unidos – o que foi caótico para a equipe.

As apresentações de 18 e 19 de julho no Allianz Parque seriam as primeiras após o pocket show realizado em 2012. No Brasil, fãs que garantiram ingressos para a Lover Fest tiveram a oportunidade de comprar bilhetes antecipados para a The Eras Tour.

LOVER FEST

Bea explica que o trabalho em turnês solo é diferente do desempenhado em um festival como o Lollapalooza, por exemplo.

No caso de um festival como o Lollapalooza, Bea conta que acreditava que o processo de criação das artes seria mais travado do que realmente é. Ela entrou para a equipe da T4F, grupo responsável pelo Lollapalooza desde 2014 até 2023, em 2021 e se chocou com a liberdade criativa da empresa no evento. Ela pensou que, por ser uma marca de fora do país, fosse necessária a aprovação de muitas pessoas no processo. Na realidade, o projeto é livre.

Ela começa com o brainstorm de ideias e, a partir disso, separa tipografia e ilustração. O equilíbrio visual da peça como um todo é essencial em uma arte de muitas impressões como essa. Na produção, a preocupação aparece quando se trata de referências a artistas nos lambe-lambes, já que nunca se sabe quando um cantor ou banda pode cancelar o show ou até mesmo não gostar da arte. Por esses motivos, nesse caso de criação, a ideia é: quando o artista é grande, a aprovação é necessária. Blink-182, um dos anunciados como headliners no Lolla 2023, por exemplo, acabou cancelando a participação no festival por conta de uma cirurgia no dedo do baterista Travis Barker. Bea diz que havia feito um coração emo para a banda e que tinha como foco que eles vissem, mas acabou não acontecendo. O duo pop alternativo Twenty One Pilots acabou substituindo a apresentação.

Os lambe-lambes transcendem as apresentações dos quatro palcos no Autódromo e buscam uma integração ainda mais próxima não só dos fãs da música, mas também dos artistas. Nas redes, Billie Eilish, Post Malone, Alessia Cara são alguns dos nomes presentes no line-up que já se apresentaram em fotos em frente às artes de Bea. No Lollapalooza, os lambe-lambes são o palco do público e a transmissão da arte é realizada por meio de publicações no Instagram.

Diversos artistas que se apresentam no Lollapalooza não só elogiam as artes de Bea, mas também pedem para levar para casa.

bottom of page